segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

DAKAR 2011 - DIA 1


Aventureiros de plantão,

DAKAR 2011. Após poder vivenciar um dos esportes mais perigosos do mundo, posso afirmar que os pilotos são muito macho !!!

Nesta edição já morreu um piloto e um expectador. Vários feridos podem ser adicionados a cesta.

Passei um tempo sentindo um pouco do que os caras sofrem para completar a prova, que não é pouco. Passei um dia no deserto de San Juan na Argentina, de um lado a Cordilheira e do outro um horizonte bege e cheio de pó. Alguns arbustos e mais nada. Apenas uma arvore em meio a areia, servia de abrigo a equipe que me acompanhava. Tb tivemos uma tenda armada para dar suporte, porem não cabiam todos.

Ali na sombra uma geladeira gigante repleta de cerveja geladinha. Com um pico de 49 graus, acompanhamos a passagem dos pilotos pelo posto de controle, instalado bem próximo e onde havia 1 helicóptero e 3 Amarokes.

Entre uma cerveja e outra, o cozinheiro preparava o almoço. Cavando um buraco na areia e jogando uma grelhada em cima, em pouco tempo os bifes ficaram prontos e as batatas assadas. Tudo muito rústico

Alguns aventureiros resolveram passear pelo deserto, como pagamento deixaram os tênis, que literalmente derreteram na areia e o solado descolou. O meu SOLOMON agüentou o tranco, porem tive que parar um momento para tirar um pouco da areia de dentro dele que estava me fritando.

Do alto de uma duna uma visão 360 graus do pico. Uma visão diferente. Alguns locais marcavam presença perto do nosso acampamento com um guarda sol e uma cadeira. As vezes eles vinham pedir um pouco de água.

Na volta para a cidade, o comboio de caminhonete foi aplaudido pela multidão, dava para se sentir um artista chegando para receber o Oscar. Como os carros eram todos adesivados e eram 12, o pessoal local achava que éramos da competição e pediam autógrafos e queriam tirar fotos com o grupo. Uma experiência diferente.

Um garotinho veio perto de mim e pediu o meu cordão de pescoço como lembrança e um abraço. Que claro foram ambos atendidos.

A noite já na cidade, fomos ao BIVUAC, o que seria o posto de controle noturno onde todas as equipes estão reunidas e fazem a manutenção dos veículos e preparam a estratégia do dia seguinte.

Os pilotos dormem em barracas enquanto os mecânicos trabalham. No jantar, pegamos a fila e comemos a mesma comida que todos. Um bandejão com frutas, arroz, CHILLI e RED BULL. Na fila, conversando com um piloto Francês, perguntei qual a motivação dele em correr um circuito tão perigoso como o DAKAR, a resposta: Superação e auto conhecimento. Chegar no posto de controle e ser admirado por tanta gente, vc acredita que tem superpoderes e que de certa forma inspira outras pessoas a fazerem sempre o seu máximo".

No meio de tanto homem sujo, mulheres pilotos. Elas estavam competindo em quadriciclos e caminhão. Mulherada bonita e corajosa.

Em breve fotos  e mais detalhes do evento.

DAKAR 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário